terça-feira, 22 de julho de 2014

Será Que Quebrar o Terceiro Pino da Tomada pode Danificar o Aparelho?


O padrão de tomadas é diferente em vários países, no Brasil, o padrão era de tomadas com apenas dois pinos, mas em 2013 ele foi mudado e as tomadas começaram a ser fabricadas somente com três pinos, ou seja, todos os eletrodomésticos e demais produtos eletrônicos que fossem fabricados de 2013 para frente teriam que possuir a tomada com os três pinos, mas isso acabou irritando muitas pessoas, afinal de contas como o padrão anterior tinha apenas dois pinos, as tomadas de suas casas tinham apenas entrada para os mesmos e não para três pinos, ou seja, eles teriam que trocar todas as tomadas de suas casas ou então comprar plugs para poder utilizar os novos eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos, porém a maioria das pessoas acabou não optando por nenhuma dessas alternativas e sim começaram a retirar o terceiro pino para poder assim utilizar os aparelhos que quisessem sem gastar muito com isso.

As tomadas de três pinos não foram feitas somente para dificultar a vida dos brasileiros, há uma boa razão em colocar o terceiro pino nas mesmas. O terceiro pino, ou pino de aterramento serve para dissipar uma possível sobrecarga na rede elétrica que poderia danificar os circuitos do aparelho ou até mesmo provocar um choque em quem o está utilizando por meio do fio terra. Então sabendo que há uma razão para este terceiro pino, agora vem uma boa pergunta, será que ao arrancar o terceiro pino nós não danificamos o aparelho eletrônico que utilizamos? Pois bem, neste artigo você ficará sabendo exatamente isso. 

 A Utilidade do Terceiro Pino

Inúmeros aparelhos eletrônicos, como o chuveiro, o aquecedor, as torneiras elétricas, dentre outros aparelhos, possuem um fio verde cujo objetivo é evitar choques ao usuário e danos ao aparelho em casos de sobrecarga, pois bem, o terceiro pino do novo padrão de tomadas brasileiro possui a mesma função que este fio, então é um componente importante da tomada, sendo assim nos questionamos, sobre o fato de podermos ou não retirar o mesmo para utilizar em nossas tomadas. 

 


Quebrar o Terceiro Pino pode Danificar o Aparelho Eletrônico?


Na ausência do terceiro pino, caso haja uma sobrecarga na rede a mesma será transferida para o aparelho, pois não terá por onde escoar, e esta sobrecarga pode, sim, acabar danificando o aparelho. Além disso, ao retirar o terceiro pino da tomada de seu aparelho eletrônico você acabará perdendo a garantia do mesmo, pois mesmo que alguma peça do aparelho em questão esteja danificada por outro motivo que não seja a retirada do terceiro pino a integridade do aparelho foi violada pelo fato de você ter quebrado o terceiro pino de sua tomada, então a garantia não poderá cobrir tal defeito ou estrago. 

 


Existe Algum Modo de Não Danificar o Aparelho ao Retirar o Terceiro Pino?

Sim, existe um modo de tirar o terceiro pino e não danificar o seu aparelho eletrônico, mas a garantia do mesmo não irá valer após isso. Se você possui apenas tomadas com entradas para dois pinos você poderá retirar o terceiro pino da tomada de seu aparelho eletrônico para utilizá-lo tranquilamente. Grande parte das instalações elétricas de residências no Brasil são antigas e, antigamente pouca gente utilizava o aterramento em todas as tomadas da casa. Deste modo, se não existe aterramento na instalação elétrica, não faz sentido haver o terceiro pino, pois não haverá por onde a corrente elétrica adicional ser dissipada. Então, antes de arrancar o terceiro pino de seus aparelhos eletrônicos apenas verifique se todas as tomadas de sua casa possuem entradas somente para dois pinos e não três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário