sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cuidados ao usar a panela de pressão

Siga nossas dicas para evitar acidentes ao cozinhar e para garantir maior durabilidade ao produto.
– Concentre o fogo somente na base da panela (não deixando a chama escapar pelas laterais), para melhorar a eficiência do aquecimento e para evitar aquecer muito os pegadores.

– Limite o uso da panela a 2/3 do seu volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna aumentará muito, podendo fazer com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino).

– Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna. Isso ocorre quando você não precisa mais fazer qualquer esforço para abri-la.

– Se, ao término do cozimento, você tiver pressa em abrir a tampa, coloque a panela sob a água corrente da pia (em cerca de 15 segundos não haverá mais pressão interna) ou erga a válvula principal com a ajuda de um garfo.

– Muito importante: jamais pressione a tampa para que ela abra. Quando não houver mais pressão interna, ela abrirá facilmente.

– Observe o tempo de vida útil de sua panela. Quando os pegadores não estiverem mais firmes ou a válvula principal não estiver funcionando bem, é hora de comprar outra. Lembre-se também de, periodicamente, trocar a borracha da tampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário