sábado, 23 de maio de 2015

Como usar sua geladeira de forma eficiente e segura



Um dos eletrodomésticos imprescindíveis na cozinha, sem dúvidas, é a geladeira. Mas sabia que se não tomarmos alguns cuidados, o desempenho deste equipamento cai bastante e ele pode se tornar um dos vilões do consumo de energia?
Segundo o gestor de eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), Daniel Sarmento, um dos principais alertas é para o mais básico: não abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Isso faz com que o equipamento tenha que operar mais e, consequentemente, gastar mais energia. Verifique sempre o estado das borrachas de vedação e do compressor de ar da geladeira – se eles estiverem danificados, prejudica o funcionamento da geladeira.
Outra recomendação importante é o posicionamento da geladeira na sua cozinha. “Nunca coloque a geladeira perto do fogão ou em alguma parede que tenha forte incidência dos raios solares. Isso faz com que a geladeira tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal”, explica. Por isso, coloque-a sempre em local ventilado, um pouco afastada da parede – em uma distância mínima para a circulação correta do ar – e longe de raios solares, fogões e até estufas.
Aqueles que costumam secar roupas atrás da geladeira, muitas vezes até penduradas no trocador de calor do equipamento, devem parar com este hábito. Além de sobrecarregar o aparelho e risco de choque, aumenta o consumo de energia e impede a ventilação do ar para um bom desempenho.
Outro costume muito comum é guardar alimentos ainda quentes na geladeira. Pode não parecer, mas guardar alimentos quentes na geladeira sobrecarrega o funcionamento da geladeira e aumenta o consumo de energia. O ideal, segundo o gestor da Celpe, é esperar o conteúdo esfriar e só depois guardá-lo adequadamente.
Por último, descongele-a regularmente e tenha sempre o cuidado de regular o termostato adequadamente de acordo com a estação fria do ano. Tomando estes devidos cuidados, você garantirá um consumo eficiente e seguro da sua geladeira. Maior desempenho e menor gasto de energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário