sábado, 23 de maio de 2015

Usina Solar abastece 30% do consumo de energia da Arena

Ao todo são 3. 652 painéis solares fotovoltaicos. Foto: Eudes Santana
Comum em alguns países da Europa como Alemanha, Inglaterra e Itália, os painéis solares e fotovoltaicos surgem como forma de reduzir os custos na conta de luz e na emissão de gás carbônico. Em Pernambuco, a primeira usina solar do Estado foi inaugurada pela Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, dezembro de 2013.
O empreendimento tornou-se um importante mecanismo de redução do consumo de energia em Pernambuco. Estudos apontam que uma usina solar é capaz de reduzir até 70% o consumo de energia de uma casa. Na Arena, a usina fica numa terreno de 15 mil m² anexo ao estádio, sendo responsável por boa parte da energia consumida pelo empreendimento.
Usina comporta 30% da energia da Arena Pernambuco. Foto: Eudes Santana
“A usina solar atende 30% da demanda de energia elétrica da Arena Pernambuco”, informa a engenheira civil Marília Bechara, responsável pela engenharia e manutenção do estádio. Além de evitar o alto consumo de energia da Arena, o empreendimento também abastece uma parte da população pernambucana: o que não é aproveitado no estádio, é automaticamente injetado na rede de distribuição da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). “O excedente a gente devolve para a Celpe. A capacidade instalada dela atinge seis mil pessoas”, contou Marília.
Ao todo, são 3.652 painéis solares fotovoltaicos, com potência instalada de 1 megawatt pico (MW/p), capacidade suficiente para gerar 1.500 MW/h por ano.
Os painéis captam a luz emitida pelo sol e a convertem em energia elétrica, enquanto os inversores realizam a adequação da energia para a forma tradicional utilizada pelas indústrias e residências. O investimento total foi de R$ 10 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário