quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Exercícios para “malhar” o cérebro

Certamente você já ouviu falar que palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, xadrez, jogos de cartas fazem bem à memória. Não, isso não é conversa de avó. Segundo a neurologista Célia Roesler, membro da Academia Brasileira de Neurologia, tais atividades realmente são uma verdadeira ginástica para o cérebro. Fazer exercícios de raciocínio pelo menos uma vez ao dia ajuda na renovação das conexões neuronais. É como se o cérebro fosse um músculo e a “malhação” estimulasse o órgão a criar novas ligações entre os neurônios, aumentando o número de estradas pelas quais as informações podem trafegar dentro do cérebro.
 
“De maneira simplificada, a cada palavra aprendida e descoberta, uma nova “gaveta” de informações é criada no cérebro do indivíduo. E quanto mais esse hábito de passatempos é estimulado, novas células nervosas serão requisitadas e mais sinapses serão feitas. A leitura diária de qualquer coisa, seja uma revista, jornal, um livro, também é um excelente exercício”, destaca a especialista.
 
O neurologista Ivan Okamoto, do Instituto da Memória da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), complementa dizendo que tais hábitos também ajudam a aumentar a reserva cognitiva. Na prática, isso quer dizer que ele vai chegar, por exemplo, aos 80 anos, e terá um bom “estoque de informações”, o qual irá permitir que o cérebro faça associações sempre que necessário. “Às vezes, a pessoa quer dizer uma palavra, mas não se lembra dela exatamente. Mas se ele tem essa reserva, ele consegue achar um sinônimo rapidamente. Daí a importância dos estímulos.”
 
Mas que fique bem claro que não são somente esses jogos de passatempo que darão conta de deixá-lo com um cérebro “malhado”. Quando esses jogos viram rotina, o cérebro recorre a conexões nervosas já existentes, em vez de fazer novas. Portanto, outras atividades também devem ser levadas em consideração, como: fazer um curso de qualquer coisa que dê prazer, aprender a tocar um instrumento, dançar. “É importante fazer coisas que estimulem o cérebro para que novas áreas sejam acionadas e treinadas”, sintetiza Okamoto.
 
Uma dica que o neurologista dá a todos os seus pacientes que se queixam de esquecimentos é o de aprender um novo idioma. Dessa forma, o indivíduo exercitará várias formas de linguagem e de memória. Além disso, o processo de aprendizagem envolve necessidade de concentração e apelo constante à memória.
 
Dra. Célia Roesler ressalta ainda a importância dos exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, como corrida, caminhada, bicicleta, para a manutenção da memória. Embora não exercitem o cérebro diretamente, a prática diária ajuda a melhorar o sistema cardiovascular (podem prevenir microinfartos em pequenos vasos no cérebro, o que prejudicaria a oxigenação na região). Além disso, exercícios físicos liberam substâncias que impedem a degeneração neuronal.
 
Ter uma alimentação saudável também faz parte do jogo. Opte por incluir em sua dieta principalmente uvas e tomate (10 uvas e um tomate diário). Tais alimentos possuem, respectivamente, resveratrol (poderoso antioxidante que melhora a revascularização cerebral) e licopeno (antioxidante que é um estimulante cerebral).
 
Veja aqui alguns exercícios para afinar sua memória: 
 
1) Faça caminhos diferentes e alternativos quando for ao trabalho;
 
2) Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente os produtos de que precisa;
 
3) Vista-se de olhos fechados. Quando for pegar uma roupa no armário, com os olhos fechados, estimule a parte tátil e procure a peça que você deseja;
 
4) Leia muito e diariamente. Não só isso: converse com alguém sobre o que leu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário