quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Montadora britânica apresenta carro de papelão dirigível

 
Os profissionais mais experientes e conceituados das linhas de montagem da britânica Lexus – os faixas-pretas da fabricação de carros – são conhecidos como takumi.
Eles são mestres em suas respectivas especialidades, seja na pintura externa, na montagem dos motores ou na aplicação de laminados.
Em homenagem a eles, a Lexus convocou uma equipe de cinco profissionais das empresas LaserCut Work e Scales and Models para criar o Origami Car, uma réplica de seu sedã esportivo IS em tamanho real e quase totalmente funcional - mas com a lataria, painel e outras partes feitas de papelão.
 
 
O carro tem um chassi de aço e alumínio, e é completado por 1,7 lâminas de papelão ondulado cortadas a laser – totalmente recicláveis.
O interior é totalmente equipado e as portas funcionam normalmente, assim com os faróis e as rodas.
 
Dotado de um motor elétrico, o carro pode ser dirigido pelas ruas (desde que não esteja chovendo, claro).
 
 
Com base de um modelo em 3D do sedã IS, a equipe dividiu o projeto em seções – corpo, painel, bancos, rodas etc. Cada parte foi renderizada digitalmente como "fatias" com 10 milímetros de espessura, e os dados foram transmitidos a uma cortadora a laser.
 
Cada um dos 1,7 mil pedaços de papelão recebeu um número sequencial próprio, que a equipe usou para fazer a montagem das "fatias". O material foi unido com uma cola para madeira à base de água, em um processo que durou três meses.
 
A equipe admite que cometeu alguns erros pelo caminho. "Fizemos várias tentativas até chegarmos aos bancos ideais, enquanto as rodas precisaram ser refinadas", conta Ruben Marcos, diretor da Scales and Models Company, com sede na Grã-Bretanha.
 
"Quando conseguimos ver as partes tomando forma, pudemos identificar onde era preciso fazer ajustes. Como com qualquer outro tipo de objeto, houve um pouco de tentativa e erro. Mas tínhamos à disposição todos os recursos para fazer essas mudanças conforme íamos montando."
 
A Lexus vai apresentar o Origami Car oficialmente em um evento de design na cidade britânica de Birmingham na quinta-feira.
Por enquanto, ainda não há planos de produzir o carro em escala industrial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário